Investir em pesquisa para enfrentar as situações de exclusão, criar ações voltadas para a prevenção e o combate a violência sexual e o assedio em nosso espaço acadêmico, tem sido a prioridade das pesquisadoras do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero/LIEG da UNESP, campus de Marília. Temos nos aproximado dos “coletivos estudantis” de alguns campi, propondo conversas, grupo de estudos, participação em redes digitais visado conhecer e colaborar com as atividades em parcerias que estão sendo propostas em suas comunidades . Esse ano de 2018 , participamos com nossas estudantes da recepção aos calourxs e estamos planejando workshops e vivencias coletivas. As Ouvidorias locais da UNESP deveriam ampliar sua função para além de um lugar que recebem relatos, ” queixas” , mas de apoio e implementação de redes de conscientização de propostas educacionais para todxs os nosso estudantes.
A UNICAMP iniciou um projeto nesse sentido visando além do combate a violência sexual na Academia assumir a responsabilidade para a formação de gerações de jovens e de condutas profissionais de respeito as diferenças e ao Outro.
https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2018/06/unicamp-comeca-a-implementar-acoes-contra-assedio-e-violencia-sexual.shtml