Pela primeira vez na America Latina e integrado ao Fazendo Gênero 11 um evento que será realizado 30/07 – 5/08 e que deverá marcar os estudos de gênero e dos movimentos sociais e de mulheres com a participação de pesquisadoras e pesquisadores feministas , núcleos/laboratórios de pesquisa com a adesões e parcerias com outras Universidades nacionais e Internacionais.
Espaços de construção coletiva marcam a intersecção com os movimentos de mulheres/feministas no 13º Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11
Durante o 13º Mundos de Mulheres e Fazendo Gênero 11, mulheres de diferentes movimentos sociais participarão das atividades acadêmicas, compondo as Mesas Redondase os Fóruns Temáticos. Além desses espaços de debate,as ativistas contarão com outros locais próprios para a realização de suas atividades e protagonismo, onde também se relacionarão com a universidade, com comunidades locais e com a sociedade. Veja as propostas:
Os Fóruns de Debates são espaços de conversas entre diferentes formas de ativismo da luta dos diferentes pertencimanetos das mulheres, dos grupos LGBTs e dos movimentos feministas, permitindo trocas de experiências e saberes. Os Fóruns têm como objetivopromover reflexões sobre as ações dos diferentes ativismos e feminismos contemporâneos, juntamente com a busca por estimular a criação e o fortalecimento de redes de apoio e laços de solidariedade, incentivando diálogos políticos e afetivos entre os grupos e as pessoas envolvidas. Os debates serão organizados por Eixos Temáticos (onde você poderá levar sua contribuição), que serão sistematizados e levados para Plenária Finalno dia 4/8/2017, para apreciação da “Carta Mundos de Mulheres”.
A Tenda Mundos de Mulheres, localizada na Praça da Cidadania, no centro da Universidade, é aberta para troca de experiências, contato e convivência entre as mulheres de grupos, movimentos e feminismos de todo o mundo. Um espaço para acolher a diversidade, com apresentações artístico-culturais, exposições, rodas de conversa, oficinas, performances e o protagonismo dos Movimentos Sociais. Traga bandeiras e símbolos do seu movimento/grupo para decorar e construir o espaço. A Tenda terá uma bancada para que cada movimento disponibilize folhetos, panfletos e publicações. Em breve a programação completa estará no site.
A Tenda Feminista e Solidária será um espaço para a comercialização de produtos alternativos, artesanais e alimentos a preços justos. É voltada para os movimentos sociais, com o espírito da economia feminista e solidária, oficinas educativas. Traga produtos produzidos por seu movimento/grupo ou objetos pessoais que queira desapegar para participar do “Clube de Trocas Desapega e Pega”, que será realizado nesse espaço.
Os Roteiros de Visitas vão proporcionar às participantes conhecer um pouco da vida e do ambiente onde as mulheres existem e resistem na região de Florianópolis/SC. O objetivo é valorizar suas histórias de vida, memórias, tradições, culturas e a forma criativa e alternativa como atuam e se organizam social, cultural e economicamente. É uma oportunidade de aproximação e de troca das participantes de diferentes lugares do mundo com a realidade local, a representação do ativismo e da luta das mulheres presentes em Santa Catarina, na perspectiva de diferentes coletivos, comunidades e grupos. Confira os detalhes dos 16 Roteiros propostos: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=481
A Marcha Internacional Mundos de Mulheres por Direitos vai acontecer no 2 de agosto de 2017, com concentração às 16h, no TICEN (Terminal do Centro de Florianópolis). Esta manifestação é construída coletivamente com movimentos sociais e feministas, e propõe dar visibilidade às lutas travadas pelas mulheres do mundo todo por mais direitos, dignidade e justiça. É muito importante a presença de todas nessa atividade que irá sair dos muros da universidade para ocupar e fazer diálogo com as ruas. Confirme sua presença no evento do Facebook e ajude a divulgar esse momento.
Pedimos a todas que tragam suas reivindicações, bandeiras, faixas, símbolos, adereços e místicas para que a Marcha dialogue com a diversidade de todo o mundo que estará aqui e proporcione a visibilidade e o protagonismo dos diferentes movimentos. Durante os dias 31/7, 1 e 2 de agosto nos reuniremos na Tenda para prepará-la e organizar o ensaio do bloco.São importantes algumas dicas de segurança e saúde durante a marcha: andar em grupo, não aceitar provocações, levar água, guarda-chuvas ou capa e usar roupas e calçados confortáveis para a caminhada.
Estamos muito felizes em contar com a presença de todas/es/os!
Coordenação Geral
Comissão de Movimentos Sociais