Em nome das/os membros e coordenação do LIEG/UNESP, gostaríamos de parabenizar a eleição da 1ª reitora mulher da UNESP, a Prof.ª Maysa Furlan, que durante sua gestão como Vice-Reitora, com sensibilidade e acolhimento, implementou ações privilegiando as demandas da diversidade estudantil garantido o seu acesso, a permanência e a inclusão através de uma política de diálogos constante.
A presença de uma Ouvidoria como um canal de comunicação constante entre cidadãs e cidadãos e a comunidade unespiana composta de professores e funcionários (hoje são 34 ouvidores locais) garantiu a defesa dos direitos de todas, todos e todes. A criação da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (CAADI) em 2022, permitiu a existência de uma política educacional e pedagógica de “Enfrentamento ao assédio, importunação sexual, formas de discriminação e preconceitos em relação à origem , cor, gênero, orientação sexual e de prevenção de todas as formas de violência na UNESP”.
Como pesquisadoras e pesquisadores do LIEG/UNESP desenvolvendo pesquisas e produzindo de conhecimentos nos sentimos privilegiadas/os com o apoio recebido e desejamos que os desafios a serem enfrentados como reitora, ao lado do Prof. Cesar Martins, vice-reitor contemplem mais uma vez , ações para a construção de “uma universidade múltipla e acolhedora“ , onde possamos atuar, trabalhar em um ambiente onde as assimetrias de gênero sejam dissipadas em um convívio de respeito e diálogos constantes.
Parabéns aos colegas eleitos!
(Disponível em https://jornal.unesp.br/2024/11/15/nomeados-para-os-cargos-de-reitora-e-vice-reitor-a-partir-de-2025-professores-maysa-furlan-e-cesar-martins-apresentam-seus-planos-para-o-mandato/)