A autora do livro, Jokha Alharti é originada de Omã, pais da Península Arábica. Seu romance alcançou uma das honrarias literárias de maior prestigio do Reino Unido – o prestigioso Man Booker International Prize.. Intrigada com a sua proposta e o interesse em conhecer um pouco mais sobre as mulheres no mundo árabe comecei a leitura. Ela expõem as tradições quase extintas da região e, faz uso das memorias para criar seus personagens , moradoras e moradores em três gerações de uma povoação fictícia, vila de al-Awafi, próxima a capital, Mascate.
Sua perspectiva de gênero expõe personagens masculinos melhor sucedidos do que os femininos, embora ambos podem sair derrotados em suas empreitadas. .
O passado e o presente contemporâneo circulam em sua narrativas, e dentre dentre os 30 personagens, sendo a maioria mulheres, a feminilidade é representada e ajustada às mudanças politicas, econômicas e culturais do país. Ela observa à todxs e capta as emoções e as subjetividades de cada um , a partir de vários ângulos que expressam situações distintas diante da vida. Ela mesma ressaltou:” a felicidade e completamente diferente de pessoas a pessoa”.
A ficção se aproxima da realidade com uma linguagem apropriada que nos toca e nos faz participar da jornada.
https://mundohype.com.br/damas-da-lua-de-jokha-alharthi-fala-sobre-o-oma-moderno-e-as-perdas-e-amores-de-uma-familia/