As Universidade da inglaterra diante da Ementa de Lei das Relações Raciais ( 2000) que exigiu que todas as instituições do setor público elaborassem planos de ação sobre a igualdade racial e outras leis que vieram – Lei da Igualdade ( 2010)- exigindo que políticas diversas confluíssem para um documento: o Plano Único de Igualdade.
Essa regulamentação levou as Universidades a contratar agentes de diversidade para implementar estratégias e ações que viessem enfrentar as questões de Raciais e de Gênero.
https://www.theguardian.com/education/2020/mar/13/universities-traumatise-student-sexual-misconduct-survivors-by-mishandling-cases
Segundo Sara Ahmed, em seu livro Vivir una Vida Feminista, 2018 ela narra a experiência que enfrentou na Universidade de Goldsmith, como uma das contratadas e não foi positiva, o que a levou a pedir seu desligamento do cargo que exercia, justamente para dar suporte à politica de enfrentamento da Diversidade e o Assedio Sexual. .
O trabalho com a diversidade é descrito, por ela, como uma sensação de enfrentar algo que não se move; é sólido e que bloqueia os esforços, embora as tarefas sejam o cobradas .( ela se apoia na imagem de um muro de tijolos que todos os dia é preciso enfrentar e bater a cabeça.). Reforça que : Existe o desejo da instituição de institucionalizar a diversidade porém propor a ideia não significa que ela esteja receptiva. Muitas vezes o que foi proposto não funciona sendo preciso averiguar e constata-se que há mecanismos que impedem a transformação do sistema. Ela descreve como um “trabalho de fontenería institucional ( enganamento institucional) “ ( AHMED, 2018, pag. 139)
Students attempting to report staff sexual misconduct have found that the process was lengthy, traumatising, and ultimately failed to keep them safe. 9Photograph: Astrakan Images/Alamy Stock Photo/Alamy Stock Photo Tradução livre: “Os estudantes que tentaram denunciar a má conduta sexual dos funcionários descobriram que o processo foi demorado, traumatizante e, finalmente, não conseguiu mantê-los seguros.)https://www.theguardian.com/education/2020/mar/13/universities-traumatise-student-sexual-misconduct-survivors-by-mishandling-cases
No Brasil .enfrentamos uma situação semelhante e com muitas resistências. O Sistema de Cotas sistema de cotas tornou-se conhecido em meados dos anos 2000, inicialmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),. enda esta a primeira universidade do país a criar um sistema de cotas em vestibulares para cursos de Graduação e pela Lei nº 12.711/2012, veio a exigência de “ reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. As cotas raciais so foi implantada em 2014, diante dos movimentos sociais e do feminismo negro.
Ainda há muito que lutar para que todxs e todes tenham o lugar como cidadãos na Unvresidade Pública Brasileira.